Cristiano Ronaldo é um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos. É um craque. Aos 36 anos é um exemplo para muitos atletas.
Eleito cinco vezes o melhor jogador do mundo, ele tem muito a ensinar também quando falamos de preparação psicológica para o esporte.
É comum os comentários dos recordes na carreira futebolística de Cristiano Ronaldo:
- mais de 800 gols, em pouco mais de 19 anos de carreira, equivalendo a uma média de 42 gols por ano. Para entender estes números selvagens: um nove puro como Radamel Falcao por exemplo, na sua melhor temporada, fez 38 gols. É como marcar 42 gols, todos os anos, durante praticamente duas décadas.
- maior artilheiro do Real Madrid com 450 gols;
- maior artilheiro da Champions League com 140 gols;
- maior artilheiro por seleções, 115 gols;
Para conseguir alcançar todos os feitos esportivos é necessário muito mais do que talento. Explico abaixo algumas habilidades psicológicas que fizeram com que esse ser humano se tornasse lenda no futebol;
1- Mentalidade Vencedora:
Sua força mental é invejável, ele não se dá por vencido, por isso se exige ao máximo e espera isso de seus companheiros. Ele acredita em seu potencial e tem a certeza que pode ser decisivo. Ele é intenso, joga cada partida como se fosse a última. Essas características o fortalecem e provavelmente esse tipo de atitude ao longo da carreira o fez vencer e quebrar tantos recordes. Quando as coisas não dão certo é comum percebemos em suas expressões faciais o seu descontentamento. Certamente ele aprendeu muito com suas derrotas, ele soube tirar ensinamentos de momentos ruins para evoluir pessoalmente. É só lembrarmos quando ele chegou ao Real Madrid, o Barcelona era o melhor time do mundo. Amarguraram perdas doloridas para o rival antes de conquistar a Europa, por quatro vezes em 5 anos seguidos, sendo que em todas essas conquistas, Cristiano era um dos principais protagonistas.
2 – Autoconfiança:
Quem chega num nível desse não pode ter dificuldades relacionadas a confiança. Em muitos momentos isso pode ser confundido com soberba ou arrogância, é diferente. Cristiano Ronaldo é o tipo de atleta que sempre se desafiou, nunca se acomodou com as conquistas e tem fome para vencer. Isso só é possível para aqueles que estão dispostos a lapidar o talento com muito treino, muita disciplina e busca por metas pessoais. Tudo isso contribui para que a autoconfiança seja alimentada a cada objetivo alcançado.
3 – Automotivação:
A automotivação anda lado a lado com a autoconfiança, uma influencia a outra. A motivação intrínseca é muito mais poderosa do que qualquer motivação externa. Esse atleta chegou ao topo da carreira relativamente cedo, poderia ter se contentado com os títulos que ganhou jogando pelo Manchester United em sua primeira passagem (Campeão Inglês, da Europa, eleito melhor melhor jogador do mundo em 2008, etc). Porém, sua sede de vencer e sua ambição eram maiores, e ele sempre se desafiou.
4 – Liderança:
Algumas pessoas possuem capacidades inatas para liderar, outras aprendem a se tornar lideres. Esse é o caso de Cristiano Ronaldo, ao longo da carreira ele foi se modificando e consciente de suas capacidades foi tornando-se além de um líder técnico que inspira seus companheiros por meio de sua habilidade motora, por exemplo. Ele tornou-se um líder por suas atitudes, dentro e fora de campo. Quando retornou ao seu antigo clube recentemente, Manchester United, atletas mais jovens ficaram espantados com sua disciplina nos treinos e fora deles, com seu exemplo de autocuidado. É um líder carismático que passa confiança ao seus companheiros, com esse comportamento ele ajudou a seleção portuguesa a vencer uma Eurocopa inédita contra a França dentro de sua casa em 2016. Haja visto que ele naquela competição não estava em plena forma física.
5 – Foco:
Está relacionado, principalmente, a sua obstinação por melhorar seu desempenho, por tentar ser o melhor que pode ser. Sua disciplina extrema demonstra isso, é um atleta que cuida muito de sua alimentação, descanso, treinos físicos e recuperação. Se preocupando com todos esses aspectos. Sua condição atlética sempre foi excelente (teve poucas lesões sérias ao longo de sua carreira). É um atleta que está geralmente concentrado ao máximo durante uma partida, ou seja, com atenção plena, focado no aqui e agora. Naquilo que deve desempenhar dentro de campo, evitando distrações externas que prejudicam seu rendimento.
A partida perfeita.
Um dos muitos jogos emblemáticos de sua carreira até o momento, que pode resumir a mentalidade vencedora desse grande ícone do esporte mundial foi na Copa do Mundo de 2018, no jogo entre Portugal 3 x Espanha 3.
Do ponto de vista psicológico foi o preparo mental do craque que se evidenciam. Logo no início do confronto, ele sofreu um pênalti, e enquanto os atletas espanhóis ainda reclamavam da marcação com a arbitragem, Cristiano Ronaldo posicionou a bola para a cobrança. Calmo, focado, sem prestar atenção as distrações ao seu redor. Concentrado apenas no aqui e agora, ou seja, naquilo que deveria executar. E assim foi, certeiro, como de costume.
No final da partida, mesmo com um jogo intenso como são os clássicos de Copa do Mundo, Cristiano, parecia estar um estado mental conhecido pelos psicólogos do esporte, como flow (ou fluxo em tradução livre), que é basicamente: a absoluta concentração na tarefa, facilidade de execução, objetivo claro, consciência e ação integradas no espaço-tempo, e sensação de controle sobre o que está acontecendo interna (sentimentos e emoções) e externamente (meio ambiente, campo de jogo). Foi assim que assumiu a responsabilidade, como faz com frequência, pela cobrança da falta, que ele mesmo sofreu. Tomou a distância necessária, e ali permaneceu enquanto aguardava a autorização do árbitro. Respiração profunda e controlada, olhar fixo, semblante confiante, relaxado e no controle da situação (possivelmente como aprendeu desenvolvendo técnicas meditativas). Provavelmente visualizando a cobrança perfeita. E, assim foi: passos confiantes, sem pressa, posicionamento corporal excelente, e uma cobrança certeira, sem chances para o goleiro adversário. Que aula de como lidar com a pressão ! E a multidão no estádio foi ao delírio. Um gol decisivo num momento crucial, de habilidade técnica irretocável e também, de uma capacidade psicológica e emocional extraordinária. Em que corpo e mente estiveram integrados em plena sintonia fina como deveria ser.
Frases marcantes do craque.
Em recente entrevista ele comentou:
“Eu tenho 36 anos, já ganhei tudo que podia ganhar, então por que vou ficar preocupado com as pessoas que falam coisas ruins sobre mim? Podem continuar com isso, porque eu vou continuar calando a boca de todo mundo e ganhando coisas.”
Ele adaptou-se bem as mudanças em sua carreira, era um driblador no inicio, passando a ser um goleador letal. Conseguindo ser influenciado positivamente por outros atletas mais experientes:
“Quando comecei, eu driblava, fazia um espetáculo, passando os pés por cima da bola. Mas percebi que isso não era suficiente. Que eu precisava marcar gols. Tive a chance de, em Manchester, ter grandes jogadores ao meu lado, que me fizeram compreender isso e me ajudaram a melhorar. Se você for um pouco inteligente, você observa e pega como exemplo o que se tem de melhor. Foi o que eu fiz no Manchester com Giggs, Scholes, Van Nistelrooy, Rio Ferdinand. Se você não aprende com esses caras aí, você é um imbecil.”
Cristiano Ronaldo, valoriza a preparação psicológica com um elemento importante para o seu desenvolvimento como atleta:
Trabalhei em tudo, no plano físico e mental. Mesmo se a perfeição não existir, quero ser um jogador perfeito. Há quatro ou cinco anos, quando fui pai, me dei conta de que cometi um grande erro: não gostava da escola e não aprendi o que devia ter aprendido. Meus filhos me deram essa vontade. Hoje, tenho muita vontade de me educar, de ler muito. Leio livros sobre yoga, sobre meditar e faço de 15 a 20 minutos. Funciona mesmo. Ela [a meditação] me acalma e me dá muita serenidade.”
Sorte a nossa em poder testemunhar a evolução desse incrível ser humano ao longo de sua carreira esportiva, que vem destruindo recordes e sendo referência positiva para as novas gerações.
Referências:
https://tntsports.com.br/melhorfuteboldomundo/CR7-detalha-mudanca-de-mentalidade-que-o-tornou-goleador-E-a-coisa-mais-importante-20191028-0019.html
https://www.espn.com.br/futebol/artigo/_/id/9611365/cristiano-ronaldo-grandes-vitimas-recordes-campeonatos-veja-raio-x-completo-801-gols
https://ativamentepsico.wordpress.com/2018/06/19/um-olhar-da-psicologia-do-esporte-sobre-a-atuacao-de-cristiano-ronaldo/