Os Atletas brasileiros se mobilizam dentro e fora dos campos, quadras, ginásios e afins. Os ares das manifestações de junho nas ruas pelo país mexeram com os ímpetos de nossos atletas e serviram de motivação para se unirem em dois grandes movimentos políticos organizados, Atletas pelo Brasil e Bom Senso F.C., buscando melhorar as condições do esporte e no esporte. Ganhamos todos com essas reivindicações, inclusive, os diferentes profissionais que trabalham nesse meio.
Temos de apoiar sempre a melhoria das condições de trabalho e estrutura para os atletas no país, principalmente, nas categorias de base, onde é comum locais insalubres. O movimento Atletas pelo Brasil, com a participação de mais de 60 ex-atletas associados, capitaneados, por Raí e Ana Moser. Focam suas reivindicações na massificação do esporte, no acesso ao mesmo como um Direito de todo cidadão (já previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente), na utilização de praticas esportivas como ferramenta para complemento da educação e desenvolvimento, prevenção e promoção da saúde de nossa população. Dezenas de pesquisas apontam que pessoas fisicamente ativas consomem menos recursos públicos em saúde, portanto, também é uma questão de gestão financeira.
Os Atletas pelo Brasil já conseguiram a aprovação de uma lei (MP 620), sancionada pela presidente, que põe fim às reeleições nas entidades esportivas que receberem, direta ou indiretamente, dinheiro público, e exige transparência na gestão. Vamos esperar para saber se irá acontecer dessa maneira.
O Bom Senso F.C. conta atualmente com mais de 1000 atletas de futebol de diferentes divisões colaborando com esse movimento, sendo que, seus principais líderes e articuladores são: Paulo André (Corinthians), Rogério Ceni (São Paulo), D’Alessandro (Internacional), Dida (Grêmio) e Alex (Coritiba), o grupo quer conquistar cinco pontos básicos para mudanças no futebol brasileiro:
– ajuste do calendário nacional com menos jogos.
– férias de 30 dias ininterruptos
– pré-temporada de pelo menos 20 dias.
– fair-play financeiro, punir os clubes que atrasam salários.
– representatividade dos jogadores na CBF e federações estaduais.
Segue abaixo, a primeira carta de manifestação do Bom Senso F.C. :
“Sabendo que mais de 75% dos jogadores profissionais no país ganham menos de 3 salários mínimos e que grande parte desses atletas não tem calendário de jogos e emprego durante todo o ano, o Bom Senso F.C., que representa até o momento 807 atletas das series A e B do Campeonato Brasileiro, acredita que a questão central do atual calendário do futebol brasileiro é que as equipes que disputam as principais competições têm jogos em demasia para as datas disponíveis à sua realização enquanto os clubes de menor porte enfrentam grandes períodos de ociosidade.
Quando se propõe diminuir a quantidade de jogos dos principais clubes do país, para tornar o produto mais exclusivo e qualificado, a primeira coisa que as pessoas dizem é que a arrecadação vai diminuir. Logo em seguida, vem a cobrança de que se os atletas propõem trabalhar menos devem aceitar receber menos.
O movimento acredita que se a diminuição do número de jogos gerar aumento (pela melhoria do produto) ou diminuição (pela redução de partidas) na receita anual do clube, o próprio mercado tratará de se regular e ajustar o nível salarial dos atletas. O salário deve ser sempre, em todos os níveis do futebol profissional, proporcional à arrecadação e receita dos clubes.
Com isso, os atletas do Bom Senso F C reconhecem os benefícios e os riscos de suas ações e proposições e reiteram que continuarão lutando por um futebol melhor para todos.
Por um futebol melhor
para quem joga,
para quem torce,
para quem transmite,
para quem patrocina.Por um futebol melhor para todos.”
Os ex-atletas, Romário, Popó e Danrlei que hoje exercem cargos de deputados, apoiam a causa dos dois movimentos. Romário é o mais incisivo deles e tem tido um papel muito relevante em Brasília. Obviamente que sempre haverá decepções, já que há ídolos que não apoiam essas causas, Pelé, Ronaldo e Bebeto (que também é deputado estadual pelo RJ), foram espetaculares dentro de campo, mas fora são cordeirinhos chapa-branca que se omitem ou reforçam o que há de pior na cartolagem esportiva, servindo de escudos para os mesmos. O atual técnico da seleção brasileira, Felipão, mal comentou sobre o assunto. Os clubes de futebol não se manifestaram a favor do Bom Senso F.C. os que fizeram, foram bem timidamente. As entidades esportivas, em sua grande maioria, também não apoiaram a causa dos Atletas pelo Brasil. É o inicio de uma luta árdua. É simples compreender os motivos, dirigentes não entendem que as coisas devem se modificar, preferem manter o status quo, a cartolagem e as emissoras que detêm os contratos de transmissão de eventos esportivos não tem interesse na mudança e vão fazer de tudo para enfraquecer ou minimizar essas organizações, usarão de todas as artimanhas possíveis.
Muitas pessoas tem a crença de que os atletas são um “bando de alienados” não é bem assim. Muitos não se manifestam com medo de represália de entidades e dirigentes que punem sordidamente quem tentar se rebelar. Não falta exemplos com atletas consagrados, medalhistas olímpicos e pessoas desconhecidas do grande público que tiveram suas carreiras prejudicadas. Porém, ao se agrupar os atletas podem ser ouvidos, ganham muita força e podem batalhar por uma causa comum a todos. Afinal, são eles os verdadeiros protagonistas do espetáculo e devem sempre participar ativamente das decisões que o envolvem. Isso é exercício de cidadania, isso é democracia !!! Apoio irrestritamente essas causas !!! E torço para que essas iniciativas se avolumem e influenciem outras relacionadas….
***
Para saber um pouco mais:
https://www.facebook.com/BomSensoFC14?fref=ts
https://www.facebook.com/AtletaspeloBrasil?fref=ts
Raí e Ana Moser – Programa Roda Viva
http://www.youtube.com/watch?v=ydfCVULH8Us
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/10/131021_bomsensofc_rm.shtml
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/201cprecisamos-envolver-os-jovens-atletas201d-4671.html
***
Abraços …
Até!!!