Por Yooper Digital Marketing.
Uma parte dos clientes de uma loja de bike estão à procura um equipamento para utilizar como meio de transporte para o dia a dia. Já a outra, pode estar mais interessada em realizar passeios ou atividades físicas aos finais de semana.
Independentemente da preferência e necessidade de cada um, o ciclismo traz diversas vantagens para o corpo e para a mente.
Por isso, criamos este post para que, antes de ir até uma loja de bike e adquirir a sua bicicleta, você conheça alguns benefícios que a prática de pedalar pode trazer para a sua saúde e para o meio ambiente. Vamos lá?
Melhora o condicionamento físico
Ao andar de bicicleta, o corpo trabalha diversas áreas simultaneamente e o resultado disso é muito satisfatório. O exercício ajuda a desenvolver a resistência muscular, aumentar a capacidade respiratória, fortalecer a parte cardíaca e estimular a circulação sanguínea.
A prática também ajuda na perda de peso, na diminuição da pressão arterial, na redução da glicemia e do colesterol. E o mais importante, aumenta a imunidade. Lembrando que esses são apenas alguns dos benefícios obtidos ao pedalar, visto que ainda há muitas outras vantagens.
Diante disso, os médicos recomendam realizar passeios de bicicleta com duração de 30 minutos, de preferência, diariamente. Reservar meia hora no seu dia para essa atividade será importante para construir um ótimo condicionamento físico em longo prazo.
Tratamento contra estresse e insônia
O ciclismo é uma atividade bastante prazerosa e há uma explicação científica por trás disso. Ao pedalar, o corpo libera endorfina e serotonina, duas substâncias que aumentam a sensação de prazer. Portanto, andar de bicicleta pode ser uma excelente maneira de reduzir o estresse.
A atividade também é recomendada para pessoas que estão com depressão, que são ansiosas ou que tenham insônia. Estudos realizados pelo Centro de pesquisa do Sono da Universidade de Loughborough mostraram que o passeio de bicicleta ao ar livre ajuda a regular o ciclo circadiano e reduz o nível de cortisol. No caso, o “hormônio do estresse” pode afetar a qualidade do sono. Ou seja, pedalar é um “tratamento” bastante importante para a mente.
Contribui com o meio ambiente (e com o seu bolso)
Seja para ir ao trabalho, para a faculdade ou para realizar outras atividades diárias, andar de bicicleta colabora com o bem-estar próprio e de todo o planeta.
As bicicletas ocupam bem menos espaço e não poluem igual aos carros e motos. Também é possível fazer os mesmos trajetos urbanos que os veículos motorizados sem agredir o meio ambiente e até três vezes mais rápido, somente utilizando a energia corporal para se deslocar.
Sem contar que os gastos para manter uma bicicleta são muito menores. O investimento inicial também é bem mais econômico que de um veículo. Além, é claro, de proporcionar uma qualidade de vida muito superior em comparação aos motorizados.
Gostou dessas curiosidades sobre o ciclismo e ficou com vontade de sair para pedalar? Visite a loja de bike mais próxima para encontrar o modelo certo de bicicleta para iniciar essa atividade tão benéfica!
Poderia me enviar artigos científicos acerca do tema? Estou fazendo um tcc sobre o tema ciclismo e saúde mental. Desde já agradeço.