Neymar no Barcelona

Esse post tem por objetivo compartilhar reflexões sobre a saída de Neymar
neymar 3para o FC Barcelona. O jogador terá cinco anos de contrato, será o vigésimo terceiro brasileiro a defender o clube catalão ao longo da história. Ele vai conseguir repetir o sucesso de outros craques?

Confesso que possuo sentimentos ambivalentes com relação a essa situação.

http://psicologianoesporte.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif Por um lado, penso que não havia melhor oportunidade para a evolução do futebol de Neymar, ele fez uma escolha acertada, vai para um clube que pode ajudá-lo a desenvolver todo o seu potencial como atleta. Quem ama o futebol não dá para não torcer pelo sucesso dele em sua nova equipe, que vêm oxigenando a modalidade nos últimos anos, por sua filosofia ofensiva e por resgatar um modelo tático similar aos grandes times do passado. Por outro lado, me entristece a realidade do futebol jogado no país, infelizmente, nem o Santos FC ou outro clube nacional poderia possibilitar a Neymar desenvolver todo o seu talento. As vésperas da Copa do Mundo não conseguimos segurar os nossos craques em seus clubes de formação, na minha maneira de entender, principalmente, por incompetência administrativa. Lucas já foi negociado ano passado, agora foi Neymar, qual será o próximo? Bernard, Paulinho? Nossos craques sonham em jogar na Europa desde crianças e eles não estão errados. Se houvesse condições similares à encontrada nos clubes e campeonatos de lá, eles ficariam por aqui. Vale ressaltar que não nos falta profissionais qualificados. Nós produzimos ciências no esporte e muitas delas aplicáveis ao futebol. Nossos preparadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos são reconhecidos internacionalmente pela excelência exercida em suas atuações profissionais. A Psicologia do Esporte também vêm obtendo sucesso, principalmente, quando é dado oportunidade para que seja desenvolvido um trabalho em longo prazo e com respaldo da comissão técnica. O câncer de nosso futebol é a cartolagem, são eles os culpados pelos campeonatos serem fracos, nossos clubes “semi-profissionais” e os estádios estarem esvaziados. No campeonato alemão, o Hertha Berlim é a equipe com menor média de público, 54 mil em jogos em seu estádio. Qual grande time nacional consegue algo similar, com esse tipo de gestão que os clubes possuem? O Santos F.C. nesses anos aumentou suas receitas, seus patrocínios e negócios diretos ou indiretos, isso não deveria ser exceção,  mas a regra. 

neymar 2Neymar nesse pouco tempo como atleta profissional de futebol amadureceu emocionalmente (contou com o auxilio da colega Juliane Fecchio, psicóloga do esporte da equipe profissional do Santos F.C. que acompanha o atleta desde o inicio de sua carreira no time principal). Como todo jovem em formação ele passou por momentos negativos dentro e fora de campo, um deles,  a briga com seu ex-técnico, Dorival Jr. Neymar é focado, tem humildade para reconhecer que há muito o que aprender, é carismático, tem consciência de sua condição de ídolo, é autoconfiante, têm uma família estruturada por perto. Motivação para buscar novos desafios não lhe falta, talvez  o que pode pesar negativamente é a adaptação, já que nunca jogou em outro clube. Mas, os craques  sabem como trilhar os caminhos mais simples para atingir suas metas.

Torço pelo seu sucesso, Neymar! Quero que tenha uma longa carreira em alto nível, e quem sabe quando retornar ao Brasil tenha outro tipo de futebol aqui. Pois, não dá para dissociar o esporte do modelo de sociedade e de país que temos. Um é reflexo do outro.

Abraços.

Até!!!

2 comentários em “Neymar no Barcelona”

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: