Sugestão de Filme – Raça

raceO post de hoje é uma sugestão de filme. Não é uma obra prima da sétima arte, mas é um bom filme, que trás consigo muitas reflexões acerca de intolerância, preconceito racial, superação, preparação emocional e parte da história do corredor Americano Jesse Owens.

Resolvi indicar esse filme, por ser fã da história dessa incrível pessoa e também influenciado por um post em um grupo de discussão de Psicologia do Esporte no facebook, coordenado pelo Prof. Antonio Roberto Rocha Santos de Pernambuco.

O nome do filme em inglês é  “Race” que tanto pode ser compreendido como raça ou corrida! Um feliz trocadilho nesse caso! Acentuando esse problema o tempo todo como tema central do filme.

jesse-owensPara quem não sabe, Jesse Owens era negro, ganhou quatro medalhas de ouro olímpicas nos Jogos de Berlim em 1936 (100 e 200m rasos, salto em distância e revezamento 4x100m). A última medalha, conquistada no revezamento pelo time americano, Owens não era especialista nessa prova, já que não treinava para a mesma, ele acabou entrando no lugar de atletas judeus que foram proibidos de competir em território nazista.

É  difícil comparar pessoas em modalidades diferentes e em momentos históricos distintos, porém, na minha modesta opinião, por tudo que cerca a história desse incrível atleta, Jesse Owens é a maior lenda do esporte mundial. Sem dúvida foi o atleta com o maior preparo psicológico e emocional de todos os tempos. Talvez, por ter ocorrido há 80 anos, seus feitos pode acabar diminuindo o que ele conseguiu alcançar diante do auge da politica nazista, bem abaixo dos narizes de Hitler e Goebbels, contestando na prática os delírios de superioridade racial. Certamente, seus maiores constrangimentos não foram em Berlim, mas sim, em seu país segregado e extremamente intolerante. Lidar com todas essas questões, com todas essas pressões, inclusive, do movimento negro para boicotar os Jogos Olímpicos. Demonstra o quanto as habilidades psicológicas de Jesse Owens eram bem acima da média de nós, meros mortais.

“Em circunstâncias muito desfavoráveis, o atleta mantém seu extremo sangue-frio. Engole, para falar de um ponto de vista contemporâneo, diversas humilhações. Nunca parece curvar-se diante delas; por vezes, impõe sua vontade sem dizer uma única palavra.
Desloca-se com agilidade incomparável não apenas na pista de corrida, mas sobre o fio de navalha do seu tempo histórico; e avançou muito, como se sabe, para a frente.” (Marcelo Coelho – Folha de São Paulo).

Fica a dica para quem quiser se emocionar e refletir sobre aspectos que ainda, infelizmente, permeiam a nossa sociedade !!!

Referências:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelocoelho/2016/08/1800938-jesse-owens-mostrou-que-nao-e-so-preparo-o-que-decide-numa-olimpiada.shtml

***
Abraços…
Até !!!

1 comentário em “Sugestão de Filme – Raça”

  1. Sem dúida é um filme maravilhoso. É interessante ver um filme que está baseado em fatos reais, acho que são as melhores historias, porque não necessita da ficção para fazer uma boa produção. Gostei muito de Race filme, não conhecia a história e realmente gostei. Super recomendo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: