Sobre o blog Psicologia no Esporte

Prazer, eu sou Rodrigo. Certa vez um amigo me perguntou, por que eu havia escolhido trabalhar com Psicologia do Esporte?  Comentei rapidamente, mas a pergunta ficou me martelando por alguns dias. Lembrei de outro episódio, logo depois que me formei, outra pessoa me perguntou, o que eu faria agora? Eu respondi, ‘vou me especializar em psicologia do esporte!’. Esse amigo também colega de profissão, indagou:  ‘rapaz você é maluco ao quadrado mesmo!!! Psicologia aqui no Brasil não têm reconhecimento! Esporte muito menos! Psicologia do esporte então ???” Pronto, compartilho com vocês as minhas reflexões.

O esporte é um fenômeno social em que o componente ‘Emoção’ está presente a todo momento. Talvez seja um dos acontecimentos de nossa sociedade em que verificamos os sentimentos oscilam em frações de segundos. No esporte a linha que separa a “loucura da normalidade” é muito tênue. Depressão à euforia, raiva à melancolia, ansiedade ao relaxamento, desespero à esperança, paciência à agressão. O esporte é feito por pessoas e o comportamento, as emoções, os sentimentos, o mundo interno dos seres humanos são objetos de estudo dos psicólogos (as).  Tenho plena convicção que qualquer pessoa envolvida com esporte (atletas, treinadores, profissionais de comissão técnica, pais, parceiros, empresários etc) têm muito a se desenvolver com o auxílio da Psicologia do Esporte no cotidiano de suas práticas. 

Portanto, respondendo aquela pergunta lá em cima do meu colega. Sim, a Psicologia do Esporte ainda não goza de um reconhecimento que desejamos. Porém, é minha missão ajudar a popularizar essa área do conhecimento que tem muito a contribuir para o desenvolvimento humano. Como? Através deste site, disponibilizando ,compartilhando conhecimento e ideias sobre esses temas. Auxiliando as pessoas que eu encontrar para trabalhar, ajudando a desenvolver suas habilidades psicológicas não só para o esporte mas para a vida. Seres humanos mentalmente mais fortes para enfrentar as adversidades na carreira esportiva e conseguir atingir as melhores performances sem interferir em sua saúde mental. 

%d blogueiros gostam disto: