Um perfeccionista.

Todo grande feito esportivo deve ser reverenciado. O esporte além de ser um fenômeno cultural é um entretenimento de massa. Os feitos sobre-humanos dos atletas possibilitam quebrar paradigmas e superar limites.

Esse post é dedicado ao atleta, Rogério Ceni. Gostaria de exaltar não só suas habilidades técnicas que são conhecidas, mas também suas habilidades psicológicas.

 Um perfeccionista.Deixemos a paixão clubística e os clichês à parte. Independentemente para o time que torça, se gosta ou não de futebol. Convenhamos, um golerio fazer 100 gols é feito histórico, digno e memorável. Muitos atacantes não possuem essa marca.

Ceni é excelente goleiro, mas entrou para história por desenvolver habilidades diferentes de sua principal função. Ele se aperfeiçoou ao dominar as bolas com os pés, na reposição de bolas durantes as partidas e nas cobranças de faltas e penâltis.

Rogério é excepcional atleta,  cuida de seu corpo, talvez por isso teve poucas lesões graves ao longa de sua carreira. O que mais chama a atenção nesse jogador é o seu perfeccionismo e a busca pela excelência. Treinos exaustivos, simulações e repetições fazem parte até hoje de suas rotinas diárias.

Listei abaixo cinco competências psicológicas que mais se destacam no goleiro Rogério Ceni:

Foco: fazer e se entregar somente naquilo em que está empenhado no momento, dar o máximo de si.

Concentração:  é uma habilidade cognitiva que auxilia na percepção de estímulos ambientais. O goleiro possui um nível de concentração muito alto, tanto é que durante as partidas ele auxilia seus atletas táticamente, dá instruções aos companheiros, não se deixa abater nos momentos mais decisivos, mantém o controle emocional.

Confiança: crença de poder executar com sucesso determinado comportamento ou habilidade que possui.

Motivação: sempre buscou evoluir tecnicamente e atingir suas metas e objetivos pessoais na carreira esportiva.

Liderança: não só por ser o capitão de sua equipe, virou ao longo dos anos um referencial para outros atletas, têm discernimento de sua importante para a instituição que representa.

E a consequência disso tudo? Rogério Ceni, entrou para a história do futebol mundial ….

Abraços.

Até !!!

1 comentário em “Um perfeccionista.”

  1. Muito interessante o post.
    Deixemos de lado a paixão pelos clubes, e admiremos os atletas competentes não só dentro de campo…
    Fatores psicológicos influenciam em tudo, pena q mta gente esquece disso.

    Um abraço!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: