Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho Gaúcho

Milão.

Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho GaúchoDomingo passado dia 21 de Março estive em Milão no estádio San Siro. Fui ganhador do concurso “Quizz do Campeonato Italiano” promovido pelo Jornal esportivo Lance! Com patrocínio da Golden Goal e da Tam viagens.

Tive o privilégio de assistir ao jogo Milan x Napoli, fazer um tour pelo estádio San Siro para conhecer as instalações e o Museu de Inter e Milan.  Além do que pude desfrutar de três dias livres pela cidade de Milão.

Milão é uma cidade encantadora e bela. Possui uma arquitetura que mistura a beleza de antigas construções, como a Catedral de Milão, o Castello  Sforzesco e a galeria Vittorio Emanuele . Com a infraestrutura de modernos meios de transporte, por exemplo, metrô de superfície futuristas,  trens urbanos e ônibus articulados. Quem conhece e vive em São Paulo sabe como é  caótico o trânsito e a falta que faz  meios de transportes públicos de qualidade por todas as regiões da cidade. Acho que por isso, me impressionei com a capacidade de locomoção do povo Milanês.

Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho GaúchoMilan.

Não é de hoje que sou fã do A.C. Milan, desde menino assistia os jogos na antiga TV Manchete e na TV Cultura. Adorava os comentários de Claudio Carsughi, Silvio Lancellotti e Flávio Prado.

Naquela época o Milan tinha um timaço à começar pelos técnicos Arrigo Sacchi e depois Fabio  Capello. A defesa era composta por  Gatti, Tassotti, Costacurta, Baresi, Maldini e Albertini; no meio campo por,  Ancelotti, Rijkaard, Virdis, Colombo e Donadoni; o ataque por Gullit, Van Basten, Massaro, Evani entre outros jogadores.

O Milan era uma “squadra” que  jogava um futebol belíssimo (nem parecia que era um time Italiano) era um futebol ofensivo, envolvente.  Era divertido assistir aos jogos do Milan naqueles tempos.

Hoje o time do Milan está em transformação, necessita de reformulação em seu elenco. O time está “envelhecido”. A maioria dos jogadores do elenco atual já conquistou quase tudo na carreira. Penso que falta jovens atletas com ambição, falta talento também e criatividade. Na verdade Kaká faz muita falta a esse time. A torcida, o idólatra e não se conforma com a sua saída.

O jogo Milan x Napoli.

O estádio San Siro (Giuseppe Meazza) é uma construção antiga, mesmo assim é um ótimo estádio. Muito bem conservado, confortável, com assentos modernos, sem pontos cegos para o campo. É um estádio seguro com muitas saídas de emergência, com policiamento ostensivo e fiscais para auxiliar os torcedores. Anos luz a frente dos estádios brasileiros.

Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho GaúchoOs torcedores Italianos devem ter gostado do jogo, já que foi uma partida de muita marcação e dasarme, um futebol burocrático. O Napoli começou melhor e fez Abbiati fazer bela defesa depois de voleio de Pazienza. Logo depois o Napoli saiu na frente com jogada de Hamsik pela direita, a bola cruzou a àrea após falha de marcação da zaga Rosonera e encontrou Campagnaro livre para botar a bola na rede.

O Milan não se abateu, minutos depois Ronaldinho em chute fraco tentou empatar. O Milan continou pressionando, sempre com jogadas pela esquerda com Ronaldinho e numa dessas ele deu assistência perfeita para Pippo Inzaghi cabecear e empatar a partida.

Pato machucou-se e deu lugar ao brasileiro Mancini. O primeiro tempo terminou sem muitas emoções.

No segundo tempo o Milan voltou mais determinado e pressionou mais o adversário. Porém o meio campo não estava em um dia feliz e as bolas não chegavam com frequência ao ataque para a conclusão de Inzaghi. As tentativas de armação de Pirlo e Seedorf paravam na zaga Napolitana. O time azul, esperava um contra-ataque e quase conseguiu ampliar o marcador duas vezes. Flamini e Thiago Silva conseguiram neutralizar as jogadas dos atacantes do Napoli.

Dois lances levaram perigo a meta Napolitana, o primeiro em enfiada perfeita de Seedorf para Mancini, este não conseguiu marcar e ficou no goleiro De Sanctis. A segunda oportunidade foi em falta de Pirlo da entrada da àrea em que Huntelaar por pouco conseguiria pegar o rebote. Final de jogo com resultado ruim para o Milan, o empate em casa manteve a equipe de Leonardo com um ponto de diferença do maior rival.

 Hoje (28/03) penso que a Roma tem mais chances de ser campeã do que o time Rosonero. Depois do tropeço com o Napoli, o Milan perdeu para o Parma e empatou com a Lazio  e não aproveitou os tropeços da líder Inter. Porém ainda restam 9 rodadas.

Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho GaúchoRonaldinho Gaúcho.

Há pelo menos 6 meses Ronaldinho Gaúcho já vem jogando razoavelmente bem no time do Milan. Em alguns jogos fez boas partidas, em outros se não foi brilhante, conseguiu apresentações regulares.

O problema é que todos estamos mal acostumados, temos a lembrança de Ronaldinho arrasador dos anos do Barcelona e esperamos que ele possa de alguma maneira retornar a esses momentos.

A diferença entre o futebol jogado na Espanha e  na Itália é muito grande. Em todos os sentidos, do ponto de vista tático, técnico, físico e  até cultural. Entendo que  Ronaldinho tem se adaptado bem ao estilo do futebol praticado na Itália. Falta ao meu ver apenas um pouco mais de ousadia da sua parte.

Todos querem Ronaldinho dando show e “fazendo chover”, mas nem os grandes mitos (Pelé e Maradona, só para ficar nesses) tiveram jogando sempre como em seus melhores momentos. Todos os grandes craques possuem seus momentos de altos e baixos, as suas fases.

Será que Ronaldinho já não foi extraordinário o suficiente durante 4 anos? E isso já não basta?

Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho GaúchoJogar bem já não é o suficiente? Ronaldinho já têm seu nome marcado na história do futebol. É um gênio, e todo gênio teve seu auge de genialidade, de criatividade, de inovação. Acredito que isso já é admirável, Ronaldinho não tem de provar mais nada, daqui para frente talvez, poderá ter apenas lampejos e isso para mim é o bastante. É claro, que se ele conseguir repetir com a camisa Rosonera seus melhores dias de Barcelona será maravilhoso.

O Ronaldinho atual tem lugar no meu time fácil e na minha seleção não deixaria jamais um jogador com todo esse talento de fora de uma Copa do Mundo.

Discordo de alguns comentários que li e ouvi sobre a falta de motivação de Ronaldinho. Nesse momento penso que ele está motivado e adaptado a realidade de seu time, uma equipe com deficiências. Talvez ele teve dificuldades ao sair do Barcelona, da maneira em que saiu, após atingir todos os objetivos esperados. Quem de nós não sofre com as cicatrizes emocionais que a vida nos reserva. Basta sermos humanos, de carne e osso.

Abraços.

Até !!!

1 comentário em “Algumas impressões sobre Milão, Milan e Ronaldinho Gaúcho”

  1. Luiz Gonzaga Pereira da Cunha

    Gostei da matéria e dos comentários que fizessete quanto a Ronaldinho Gaúcho. Concordo plenamente que Ronaldinho teria de estar na Copa da África do Sul, que inclusive tem seu primeiro jogo no dia de hoje. Pena que o burro do Dunga não o tenha convocado. Gaúcho irá fazer falta, mas não adianta, o técnico da seleção brasileira pensa diferente, assim nada mais vale. Mas Ronaldinho é Ronaldinho, ninguém apagará isso, é o que importa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: