Como ser um atleta mais concentrado e focado nas competições.

A concentração é uma capacidade cognitiva das mais importantes em todas as modalidades esportivas para a aprendizagem de novas habilidades, para o desempenho nos treinos e, principalmente, nas competições.

Como ser um atleta mais concentrado e focado nas competições.


A Concentração e a Atenção são processos cerebrais diferentes, mas que dependem uma da outra. A atenção é uma capacidade cognitiva, que nos auxilia na percepção dos estímulos ambientais. De modo geral, é entendida, como um estado seletivo, intensivo e dirigido da nossa percepção do mundo. Os processos de atenção envolvem todos nossos sentidos (visuais, auditivos, táteis, olfativos e sinestésicos).

A concentração é basicamente a capacidade de manter o foco de atenção sobre os estímulos relevantes do meio ambiente. Alguns esportes exigem níveis e tipos diferentes de concentração. Num esporte individual, como a natação, por exemplo, os níveis de concentração serão diferentes do que no vôlei.



Para melhorar a concentração uma atitude é fundamental.



Quer melhorar a sua concentração? Uma atitude é fundamental. Não é simples, mas fará toda a diferença. Tenha presença. Se esforce para se conectar no aqui e agora, ou seja, prestando toda a sua atenção no momento presente. Dessa forma você irá diminuir as distrações e desenvolver a sua concentração.

Como fazer isso? Com muita persistência. Prestando atenção ao que você está realizando no momento, se você está numa sessão de treino de musculação, você deve estar presente ali, ou seja, prestando atenção nos exercícios. Não pensando em outra coisa que lhe venha a cabeça. Se você está no aquecimento, pouco antes de começar a competição, sua atenção deve estar ali, assim consequentemente em tudo o que você fizer. Esse é o segredo para melhorar sua concentração.

Eu entendo que parece simples, mas não é, somos expostos a inúmeros estímulos que roubam nossa atenção a todo momento e invadem nossos pensamentos e sensações. Evitar distrações é fortalecer a presença, essa é a melhor atitude para se concentrar bem.

Em algumas modalidades esportivas alguns atletas desenvolvem o hiperfoco, que é conseguir durante um grande período de tempo um nível altíssimo de concentração e baixa distração. Verificamos isso em pilotos de automobilismo, por exemplo, esportes de velocidade, como esqui slalom, surfistas de onda gigante, paraquedismo, ultramaratonistas. Onde qualquer distração pode ser fatal ou causar um acidente grave a si ou a outras pessoas.


Como ser um atleta mais concentrado e focado nas competições.

Concentração em modalidades coletivas

A maioria das modalidades coletivas utilizam muitas habilidades cognitivas além da atenção e concentração principalmente no aspecto tático do jogo. A comunicação verbal e não verbal, a memorização e interpretação de jogadas, são algumas das habilidades psicológicas desenvolvidas nesses esportes.

Um aspecto importante para desenvolver a concentração em esportes coletivos com bola, é o controle visual. Ou seja, prestar atenção sempre onde está a bola, na direção em que está tomando. Dessa maneira, pode-se inclusive evitar distrações como uma torcida adversária irritante.

Mas como treinar a concentração em esportes coletivos? Essa é uma das tarefas mais difíceis, porque envolvem um grande número de variáveis que não dependem apenas de uma pessoa. Uma dica importante é tentar otimizar os treinos para que os mesmos se assemelhem o máximo possível com o jogo. Quanto mais estímulos que existem nas competições também ocorrerem nos treinos, melhor poderemos desenvolver os níveis de concentração de uma equipe.

Usar palavras chaves que sejam positivas, auxiliam a manter a concentração em momentos mais difíceis ou adversos de uma partida. Desenvolver planos de competição como aumentar o número de passes corretos, falar mais com seus companheiros de time, seguir as instruções do técnico. Permanecer concentrado em situações presentes, evitar corresponder aos pensamentos que irão aparecer, evitar pensar em pessoas fora daquele contexto ou em situações futuras. Pensar somente no jogo e nas tarefas que tem de ser executadas. São comportamentos que poderão melhorar o desempenho individual e coletivo.

Use técnicas meditativas.

Existe uma ampla gama de pesquisas em saúde, neurociências, psicologia, medicina, educação e outras disciplinas correlacionando os ganhos dos praticantes de meditação para a qualidade de vida, redução de estresse e ansiedade, aumento da imunidade, melhora da aprendizagem e nível de concentração entre outros aspectos. Esses conhecimentos também influenciaram as Ciências do Esporte com mais ênfase a partir dos anos 90.

Existe diversos tipos de meditação, mas, em pesquisas médicas, duas classes são mais estudadas: a concentração e a chamada meditação mindfulness. Mindfulness, um nome para o qual não há tradução fiel em português (alguns autores usam a expressão atenção plena), é baseada em técnicas budistas e define-se como uma forma especifica de atenção – concentração no momento atual, de modo intencional e sem julgamento. Significa estar plenamente em contato com a vivência do momento, sem estar absorvido por ela e sem qualquer crítica ou juízo de valor. (Vorpic e Rangé, pg. 26-27 – 2013).”

Algumas pessoas não se adaptam de maneira semelhante as praticas meditativas, já encontrei pessoas com dificuldades ao fechar os olhos e conseguir desfrutar de alguma técnica com esse principio. Para essas pessoas outros tipos de meditação podem também colaborar com o seu desenvolvimento. No Zazen, não é necessário fechar os olhos, as pessoas podem fixar seu olhar num ponto focal especifico. No Kinhin, a meditação pode ser praticada em movimento. O Chi Kung, é uma técnica meditativa que envolve automassagem. Existe muitas outras técnicas que podem auxiliar nesse sentido.

É importante levarmos em conta as particularidades de cada um e dessa forma colaborar seu com seu desenvolvimento emocional e psicológico.

Cada vez mais a ciência moderna tem constatado o que a sabedoria milenar já nos legou para o desenvolvimento humano. Precisamos estimular que praticas e técnicas como a meditação e similares sejam incorporadas nas rotinas esportivas e possam servir a nós psicólogos do esporte e principalmente, ao fortalecimento emocional dos atletas em suas rotinas de trabalho e em outras esferas de suas vidas.

Como ser um atleta mais concentrado e focado nas competições.

Referências:

Robert Weinberg & Daniel Gould, (2001).  Fundamentos da Psicologia do Esporte e Exercício. Ed. Artmed.

Dietmar Salmuski, (2009). Psicologia do Esporte. Conceitos e novas perspectivas. Ed. Manole.

Vorkapic, C.F. Rangé, B. 2013. Mindfulness, Meditação, Yoga e Técnicas Contemplativas: um guia de aplicações e de prática pessoal para profissionais de saúde. Editora Cognitiva. Rio de Janeiro – RJ.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: